Pular para o conteúdo principal

João e a Regeneração - Anthony Hoekema

João faz diversas referências à regeneração na sua primeira epístola. Tais passagens reforçam que a regeneração é revelada por comportamentos específicos.

Em I João 2.29 aprendemos que a pessoa regenerada prossegue em fazer o que é justo: "Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele". O verbo traduzido por "é nascido" está no tempo perfeito (gegennetai), indicando que a pessoa foi regenerada no passado e continua a mostrar no presente as evidências dessa regeneração.

Aprendemos de I João 3.9, que aquele que foi regenerado não continua vivendo em pecado: "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus". A expressão "viver na prática do pecado", é traduzido de hamartian ou pioiei; o tempo do verbo indica ação contínua. O significado é: "não prossegue em fazer e ter prazer no pecado, com completo abandono". "Não pode viver pecando" é tradução de ou dynatai hamartanein; o verbo "pecar" é outra vez usado no tempo presente. João quer dizer que a pessoa regenerada não é capaz de continuar pecando com prazer, isto é, de viver em pecado. "O crente pode cair em pecado, mas não pode andar nele".

I João 4.7 nos diz que a pessoa regenerada ama seus irmãos: "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus". A palavra "amor" usada aqui, agapao, implica abnegação, o tipo de amor exemplificado por Cristo. Quem é nascido de novo, João diz, prossegue amando altruisticamente a seus irmãos.

Em I João 5.1, lemos que a pessoa regenerada tem fé: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus". Em oposição às opiniões dos que dizem que a fé antecede a regeneração, essa passagem mostra que a fé é evidência externa da regeneração.

Aprendemos de I João 5.4 que aquele que é regenerado vence o mundo: "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo". "Mundo", como é freqüentemente usado por João, significa o mundo em inimizade para com Deus, como fonte de tentação e pecado. Em I João 2.15, João adverte seus leitores a não amar o mundo nem o que nele há. Na passagem que estamos considerando, João assegura-nos de que aquele que é nascido de novo não será vencido pelas tentações do mundo, mas sairá vitorioso.

João afirma em I João 5.18 que a pessoa regenerada é tão guardada por Cristo que não cairá jamais da fé: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado (ouch hamartanei; o verbo está outra vez no tempo presente); antes, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca." Tal como em 3.9, João diz que aquele que nasceu de novo não continua a viver em pecado. Por "Aquele que nasceu de Deus", João quer dizer Cristo, que era o Filho de Deus de maneira singular. Cristo guarda a pessoa regenerada de forma que o diabo não pode fazer-lhe mal – não pode causar ferida mortal (Calvino). A pessoa que nasceu do alto, então, não cairá da graça, pois ele ou ela é guardado disso, por Cristo.

Aprendemos da primeira epístola de João que a pessoa regenerada tem sua vida marcada pelas seguintes características: é justa, não vive continuamente em pecado, ama seus irmãos, crê que Jesus é o Cristo, e obtém vitória sobre o mundo. Se alguém perguntar: Como posso saber se sou regenerado?, a resposta será pedir-lhe que procure as evidências, pois João diz que elas são as marcas de quem nasceu de novo.

Do livro A VOCAÇÃO EFICAZ - Anthony Hoekema - Salvos pela graça; a doutrina bíblica da salvação (São Paulo: Cultura Cristã, 1997)

Comentários

lucimar disse…
Parabéns Pr.Hebert,pela exposição de "João e a Regeneração"um texto muito rico,que nos faz pensar nas nossas atitudes com relação a nossa vida cristã,se de fato somos ou não regenerados!Foi muito edificante a minha vida,e creio que será na de outros tbm!!Um grande abraço!!Que o Senhor Deus continue a iluminar sua vida,lhe dando cada vez mais sabedoria para levar essas tão ricas mensagens adiante!!Deus abençõe mt sua vida e de sua família!!
Oi Lucimar o texto é de Anthony Hoekema. Muito bom mesmo. Até mais

Postagens mais visitadas deste blog

SIMPLICIDADE

Ó Deus, dá-me um estilo de vida simples, sem vaidade, sem anéis de ouro nos dedos, sem trajes de luxo1, sem Mercedes, sem sofisticação, sem exibicionismo. Faze-me girar em torno do ser e não em torno do ter. Não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me o suficiente para eu viver. Porque se eu tiver muito mais do que é necessário, corro o risco de me tornar auto-suficiente. E se eu ficar pobre, corro o risco de invejar os outros e ficar zangado contigo. Se eu vier a ter mais do que preciso, livra-me de inventar e justificar despesas sem fim e ainda reclamar que ganho pouco. Se eu vier a ter mais do que preciso, concede-me a alegria de distribuir o excedente, com os meus entes queridos, com os pobres e com a evangelização do mundo. Ensina-me a arte de viver contente em toda e qualquer situação, na abundância e também na escassez. Não me deixes relacionar alegria com dinheiro, com riqueza, com fartura, com presentes, com sucesso, com elogios, com fama e com prêmios. Faze - me lembrar ...

A Incrível história de uma foto

Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para espinha bífida, realizada dentro do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica iria registar talvez o grito a favor da vida mais eloqüente conhecido até hoje. Enquanto Paul Harris cobria, na Universidade de Vanderbilt em Nashville, Tennessee, aquilo que considerou uma das boas notícias no desenvolvimento deste tipo de cirurgias, captou o momento em que o bebê tirou sua mão pequena do interior do útero da mãe, tentando segurar um dos dedos do doutor que estava a operá-lo. A espetacular fotografia foi publicada por vários jornais nos Estados Unidos, e cruzou o mundo até chegar à Irlanda, onde se tornou uma das mais fortes bandeiras contra a legalização do aborto. A mão pequena que comoveu o mundo pertence a Samuel Alexander Armas, nascido a 2 de dezembro de 1999 (no dia da foto ele tinha 21 semanas de gestação). Quando pensamos bem ...

Fotos do Acampamento - Carnaval 2008

Muito bom participar de mais um acampamento. Veja as fotos. Acampament o 2008 Acampament o 2008 Final do Acampament o 2008