Pular para o conteúdo principal

CARNAVAL - NÃO DANDO BRECHAS

Iniciou-se na Itália com o nome de Saturnálias, festa em homenagem a Saturno; porém as divindades da mitologia greco-romana, Baco e Momo, dividiam as honras nos festejos, que aconteciam nos meses de novembro e dezembro. (Baco é o deus do vinho e Momo - deus da zombaria, do sarcasmo, da pândega.)
No início da era cristã, por determinação da Igreja Católica esses festejos, só deveriam ser realizados antes da quaresma.
Os italianos então adotaram a palavra carnevale, sugerindo que se poderia fazer carnaval, ou o que passasse pelas suas cabeças, antes da quaresma, numa espécie de abuso da carne, do carnal.
No dialeto milanês carnevale quer dizer: "o tempo em que se tira o uso da carne"(carnevale - significa "adeus à carne"), pois o carnaval é propriamente a noite anterior à quarta-feira de cinzas.
O refrão de uma antiga marchinha composta por Chico Buarque de Holanda, nos idos de 1970, ilustra bem a mentalidade do carnaval. Assim anunciava a música:
"É carnaval, não me diga mais quem é você, amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco correr, deixa o dia raiar que hoje eu sou da maneira que você quiser, o que você pedir eu lhe dou, seja você quem for, seja o que Deus quiser, seja você quem for, seja o que Deus quiser.
"Nosso dever, mais do que criticar os que participam do carnaval, é orar por estas pessoas para que compreendam que quatro dias de folia podem estragar uma vida inteira. Também é nosso dever nos afastarmos do “Carnaval”, e desta forma de pensar que não existe problema em seguir os apelos de nossa carne “só por alguns dias”, ou “só mais uma vez”, fazendo aquilo que não é da vontade de Deus. Abrir uma brecha para o pecado é um perigo muito grande principalmente para quem já é cristão. Não devemos, depois de conhecer a Jesus, voltar a praticar as antigas obras do pecado. Rm. 8:9 “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
Muitos não vão ao carnaval, mas fazem de sua vida uma série de concessões à carne. Agem com a mesma mentalidade dos que participam do carnaval e estão sujeitos a graves conseqüências. Tiago 4:1 “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?”.
Nestes dias de carnaval meditemos na destruição que o pecado pode trazer à vida do homem. Meditando nisso, busquemos a santidade e uma maior comunhão com Deus.

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMPLICIDADE

Ó Deus, dá-me um estilo de vida simples, sem vaidade, sem anéis de ouro nos dedos, sem trajes de luxo1, sem Mercedes, sem sofisticação, sem exibicionismo. Faze-me girar em torno do ser e não em torno do ter. Não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me o suficiente para eu viver. Porque se eu tiver muito mais do que é necessário, corro o risco de me tornar auto-suficiente. E se eu ficar pobre, corro o risco de invejar os outros e ficar zangado contigo. Se eu vier a ter mais do que preciso, livra-me de inventar e justificar despesas sem fim e ainda reclamar que ganho pouco. Se eu vier a ter mais do que preciso, concede-me a alegria de distribuir o excedente, com os meus entes queridos, com os pobres e com a evangelização do mundo. Ensina-me a arte de viver contente em toda e qualquer situação, na abundância e também na escassez. Não me deixes relacionar alegria com dinheiro, com riqueza, com fartura, com presentes, com sucesso, com elogios, com fama e com prêmios. Faze - me lembrar ...

A Incrível história de uma foto

Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para espinha bífida, realizada dentro do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica iria registar talvez o grito a favor da vida mais eloqüente conhecido até hoje. Enquanto Paul Harris cobria, na Universidade de Vanderbilt em Nashville, Tennessee, aquilo que considerou uma das boas notícias no desenvolvimento deste tipo de cirurgias, captou o momento em que o bebê tirou sua mão pequena do interior do útero da mãe, tentando segurar um dos dedos do doutor que estava a operá-lo. A espetacular fotografia foi publicada por vários jornais nos Estados Unidos, e cruzou o mundo até chegar à Irlanda, onde se tornou uma das mais fortes bandeiras contra a legalização do aborto. A mão pequena que comoveu o mundo pertence a Samuel Alexander Armas, nascido a 2 de dezembro de 1999 (no dia da foto ele tinha 21 semanas de gestação). Quando pensamos bem ...

Fotos do Acampamento - Carnaval 2008

Muito bom participar de mais um acampamento. Veja as fotos. Acampament o 2008 Acampament o 2008 Final do Acampament o 2008